
Blog do Projeto sócio-desportivo que atende cerca de 180 crianças da comunidade do Morro dos Cabritos, mais conhecida como Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul da capital fluminense, apostando no esporte como eficiente veículo educador, formador de campeões e, acima de tudo, de cidadãos de bem.
sexta-feira, novembro 20, 2009
SUA GLÓRIA ASSIM SE FAZ
Dentro das festividades pelo seu terceiro ano de vida, o projeto Energia Olímpica recebeu nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, a visita de alguns craques do Clube de Regatas Vasco da Gama: Carlos Alberto, Fernando, Ramon e Souza.

A intenção, ao aproximar ídolos e alunos do projeto sócio-esportivo, moradores do Morro dos Cabritos, foi o de ratificar, entre os nossos pequenos atletas, alguns valores fundamentais ao bom e idealizado convívio desportivo e social. Justamente signos que difundimos ao longo destes três anos de trabalho, importantes como alicerce educacional.
Conceitualmente, sempre acreditamos na importância do ídolo, enquanto exemplo, espelho de atitudes e formador de opinião, no contato com o pequeno fã. Por isso mesmo, esta quinta-feira será certamente inesquecível para nossos alunos, todos a carregarão com carinho em suas memórias. Não só pelo fascínio provocado no presente, de vitórias, mas também pelo interesse no passado, de luta. Ou seja, os “super-heróis” dos gramados têm belas estórias pra contarem, são pares na sensibilidade. Ouvirem encantados cada um dos atletas vascaínos dando o seu testemunho, falando sobre o caminho trilhado, tantas dificuldades, sacrifícios, a necessária perseverança e a inabalável assertividade, foi uma aula que nós não poderíamos dar com a mesma autoridade. Só eles. Depois de sexta no Maracanã, foi uma nova “volta olímpica” no Energia Olímpica, um senhor sopro na nossa tarefa de convencimento sobre o real sentido da palavra vitória. Afinal, diariamente, pregamos que ela vai além do triunfo no tatame. Ela, a tal vitória, é um bem pessoal para ser carregado no coração e na mente. Assim, se forma o atleta completo e o cidadão de bem.
Ficam aqui registrados nossos agradecimentos aos craques vascaínos: Carlos Alberto, Fernando, Ramon e Souza; à diretoria de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social do Vasco da Gama; e ao Departamento de Marketing do Clube, na pessoa da carinhosa e prestativa Flávia Mayrink, importante aliada da festa.
Vale dizer que o evento ainda contou, na abertura de sua programação, com uma atividade educativa sobre o Dia da Consciência Negra, aproveitando a véspera da data que marca a luta pela igualdade racial.
E, em alto estilo, finalizamos com um trecho definitivo da redação do pequeno Marcos Paulo, sábio aluno Energia Olímpica:
“Não importa a cor, somos todos uma só Família”.