
Blog do Projeto sócio-desportivo que atende cerca de 180 crianças da comunidade do Morro dos Cabritos, mais conhecida como Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul da capital fluminense, apostando no esporte como eficiente veículo educador, formador de campeões e, acima de tudo, de cidadãos de bem.
segunda-feira, junho 01, 2009
Família, Direito e Saúde
“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”. (Cora Coralina)
Desde o início do nosso trabalho com o Energia Olímpica no Morro dos Cabritos nós buscamos a fundamental cumplicidade da comunidade, em especial, das suas mulheres e mães. Afinal, se nós humildemente nos propomos a auxiliar na educação das crianças através do esporte, nós consequentemente estamos nos propondo a trabalhar para elas, mulheres e mães. E, dentro da filosofia que acreditamos, da cartilha que rezamos, muito mais importante do que trabalhar para, é trabalhar junto, em harmonia, numa relação mútua de respeito e confiança, até mesmo para que nós também possamos aprender com elas.
Porque essas mulheres, mães, matrizes e guardiãs da vida, que nos confiam os seus mais queridos, são guerreiras na função de educar, proteger, administrar, medicar, amar e de aliar suavidade e doçura à energia e coragem, além de especialistas no assunto que mais nos interessa: nossos alunos, seus filhos.
Mas apesar de tantas virtudes, nem sempre tem o reconhecimento que merecem. Pensando nisso, e sempre incomodados com isso, promovemos no último sábado, dia 30, o evento “Mulheres em Ação”, uma maneira de homenagear a todas as mulheres que fazem parte das vidas de nossos alunos, e procurando levar um pouco mais de conhecimento sobre família, direito e saúde.
Falamos, portanto, de planejamento familiar, de uma família melhor pensada, com autonomia, conhecimento e suporte para tomada de decisões; falamos também de Direito, de leis como a Maria da Penha, Licença Maternidade e serviços como o “Ligue 180”, tentando conscientizá-las do que existe, no rigor da Justiça, em defesa da população feminina, como amparo para possíveis problemas no dia-a-dia e no trabalho; e, por fim, falamos de Saúde, sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, pois isso é falar de vida, de qualidade de vida, do bem estar pessoal e familiar.
Ou seja, uma festa cidadã para caber, com muito carinho, no coração de mãe.