Família, Direito e Saúde
“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”. (Cora Coralina)
Desde o início do nosso trabalho com o Energia Olímpica no Morro dos Cabritos nós buscamos a fundamental cumplicidade da comunidade, em especial, das suas mulheres e mães. Afinal, se nós humildemente nos propomos a auxiliar na educação das crianças através do esporte, nós consequentemente estamos nos propondo a trabalhar para elas, mulheres e mães. E, dentro da filosofia que acreditamos, da cartilha que rezamos, muito mais importante do que trabalhar para, é trabalhar junto, em harmonia, numa relação mútua de respeito e confiança, até mesmo para que nós também possamos aprender com elas.
Porque essas mulheres, mães, matrizes e guardiãs da vida, que nos confiam os seus mais queridos, são guerreiras na função de educar, proteger, administrar, medicar, amar e de aliar suavidade e doçura à energia e coragem, além de especialistas no assunto que mais nos interessa: nossos alunos, seus filhos.
Mas apesar de tantas virtudes, nem sempre tem o reconhecimento que merecem. Pensando nisso, e sempre incomodados com isso, promovemos no último sábado, dia 30, o evento “Mulheres em Ação”, uma maneira de homenagear a todas as mulheres que fazem parte das vidas de nossos alunos, e procurando levar um pouco mais de conhecimento sobre família, direito e saúde.
Falamos, portanto, de planejamento familiar, de uma família melhor pensada, com autonomia, conhecimento e suporte para tomada de decisões; falamos também de Direito, de leis como a Maria da Penha, Licença Maternidade e serviços como o “Ligue 180”, tentando conscientizá-las do que existe, no rigor da Justiça, em defesa da população feminina, como amparo para possíveis problemas no dia-a-dia e no trabalho; e, por fim, falamos de Saúde, sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, pois isso é falar de vida, de qualidade de vida, do bem estar pessoal e familiar.
Ou seja, uma festa cidadã para caber, com muito carinho, no coração de mãe.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home